concelho

Concelho de Beja

Voltar ao distrito   |   > Beja   |   Mértola   |   Moura   |   Serpa

 

Povoação

Gentilico :

Pacense ou Bejense

2001

35 762 habitantes *

1849

14 824 habitantes

1801

14 971 habitantes

 

Apelação

Século V

Paca

Século II a.C.

Pax Julia

Século V a.C.

Conistorgis

 

Freguesias

Quintos

Salvada

Trindade

 

O concelho é constituído por 18 freguesias. Tem hoje uma area de 1.140,21 km² e uma densidade populacional de 31,4 habitantes por km².

 

Crê-se que a cidade foi fundada, cerca de 400 a.C., pelos Celtas ou mais provavelmente pelos Cónios, que a terão denominado Conistorgis, e que os Cartagineses lá se estabeleceram durante algum tempo. As primeiras referências a esta cidade aparecem no século II a.C., em relatos de Políbio e de Ptolomeu. Com o nome alterado para Pax Julia, foi sede de um conventus (circunscrição jurídica) pouco depois da sua fundação, teve direito itálico e esta cidade albergou uma das quatro chancelarias da Lusitânia, criadas no tempo de Augusto. A sua importância é atestada pelo facto de por lá passar uma das vias romanas.

 

Os Alanos, Suevos e os Visigodos dominaram esta cidade depois da queda do Império Romano, tornando-a sede de bispado. No século V, depois de um breve período no qual haverá sido a sede da Tribo dos Alanos, os Suevos apoderaram-se da cidade, sucedendo-lhes os Visigodos. Nesta altura passa a cidade a denominar-se Paca.

Do século VIII ao ano de 1162, esteve sobre a posse dos Árabes, designadamente no domínio dos Abádidas do Reino Taifa de Sevilha. No referido ano os cristãos reconquistado definitivamente a cidade. Recebeu o foral em 1524 e foi elevada a cidade em 1517.

 

>> Clique aqui para ler mais sobre Beja

 

Conta a lenda que quando Beja era uma pequena localidade de cabanas rodeada de um compacto matagal, uma serpente assassina era o maior dos problemas da população. A solução foi envenenar um touro e deitá-lo para a floresta onde habitava a serpente. É devido à lenda que um touro está representado no brasão de Beja.

 

Meus antepassados no concelho

Manoel Francisco dos Reis (n° Sosa 36), meu sexto avô nascido em 1828, é meu último antepassado alentejano. Sua família pela parte materna era do concelho de Beja.

 

Mapa das freguesias do concelho

Salvada Quintos Trindade mapa

 

Fontes

bullet   Wikipedia

bullet   Camara de Beja

bullet   Pequenos mapas : www.freguesias.pt

 *    Inquérito nacional "CENSOS" 2001

 

Voltar ao distrito   |   > Beja   |   Mértola   |   Moura   |   Serpa

  

mail

Copyright © 2008-2016 / Frédéric De Sousa