Titre 1 Titre 2

Início  |  > Capitulo 1  |  Capitulo 2  |  Capitulo 3  |  Capitulo 4  |  Capitulo 5  |  Ligações e contacto

 

Capitulo 1. O nascimento do futebol em Portugal e na Covilhã

 

1923. Na época onde o José Pedro fugia da casa em cuecas para ir jogar ao futebol, o desporto-rei ja entusiasmava a Europa. Em Portugal, como na Covilhã, o futebol tomava uma nova dimensão e participava a mais incrível aventura desportiva do século XX.

 

 

FIFA

 

História da FIFA

 

 

A FIFA foi criada em Paris o 21 de maio de 1904 ao 229 da rua Saint-Honoré. O assento de fundação foi assinado por sete associações nacionais : França, Bélgica, Dinamarca, Hollanda, Espagna, Suécia e Suissa. A federação alemana declarou no mesmo dia sua afiliação por telegrama.

A comunaudade crescou continuamente : em 1912, 21 associações nacionais eram afiliadas a FIFA e 36 associações nacionais em 1925, incluindo Portugal.

 

 

Federação Portuguesa de Futebol

 

Federação Portuguesa de Futebol

 

 

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) foi criada no 31 de março de 1914, tendo por presidente o Dr. António Joaquim Sá e Oliveira. Com o futebol a crescer em todas as localidades do pais, mais se acentuava a necessidade de criação de um organismo que coordenasse a actividade em todo o país. Assim, e por iniciativa das três associações existentes (Lisboa, Porto e Portalegre), foi fundada em 31 de Março de 1914 a então designada União Portuguesa de Futebol (cujo nome foi alterado a 28 de Maio de 1926 para a actual denominação de Federação Portuguesa de Futebol).

 

A filiação na FIFA deu-se em 1923.

 

A Federação Portuguesa de Futebol chamou a si a organização das principais seguintes provas :

- Campeonato de Portugal (1922-38, prova em sistema de eliminatórias para apurar o campeão nacional)

- Campeonato da I Liga (1934-38, prova no sistema de todos contra todos, para estudar a viabilidade dum campeonato nacional)

- Campeonato da II Liga (1934-38, prova semelhante à anterior mas aberta aos clubes de todas as associações)

- Campeonato Nacional da I Divisão (desde 1938, depois duma reestruturação das provas federativas)

- Campeonato Nacional da II Divisão (de 1938 a 1990, semelhante à I Divisão mas dividido por grupos geográficos)

 

 

Associação de Futebol de Lisboa

 

Associação de Futebol de Lisboa

 

 

Em 23 de setembro de 1910 era fundada a Associação de Futebol de Lisboa, que seria a pioneira das 22 agora existentes. Os clubes fundadores da Associação eram o Sporting Clube Império, o S.C.C. Ourique, o Sport Lisboa e Benfica, o Club Internacional de Futebol e o Sporting Clube de Portugal. A Associação constituía-se para orientar o futebol estando a seu cargo a organização de campeonatos. No primeiro ano realizaram-se três campeonatos, referentes a três categorias conquistadas pelo Club Internacional de Futebol, em primeira, e o Sport Lisboa e Benfica em segunda e terceira.

 

 

Sporting Clube de Portugal

LogoSCC1

 

LogoSCC2

 

 

A história do Sporting começou em 1902, quando um grupo de jovens veraneantes em Belas, decidiram fundar um club e disputar um jogo de foot-ball (assim se designava a modalidade) em Seteais integrado nas festas populares de Sintra. O Sport Club de Belas foi um sonho de verão que se esfumou terminadas as férias.

 

Em 1904, os jovens amantes do desporto decidiram voltar ao terreno e fundar o Campo Grande Football Club. Outros dos convivas daquele verão de 1902 nos subúrbios tinham anteriormente metido mãos à obra e fundado o Clube Internacional de Futebol, o C.I.F. Em 1906, o Visconde de Alvalade tutelou a criação dum novo clube, depositou nas mãos do neto uma importante quantia em dinheiro e disponibilizou os terrenos para o campo de jogos na sua própria quinta. A 1 de Julho do mesmo ano, o clube passou a chamar-se Sporting Clube de Portugal.

 

 

Sporting Clube da Covilhã

Sporting Clube da Covilhã

 

 

 

 

Na Covilhã, o Estrela Football Clube dava-se, o primeiro, uma real estrutura para organizar e mesmo disciplinar o desporto. Ainda faltava otros organismos similares para disputar torneios. É então que nasce na Covilhã o Montes Hermínios cujo dara nascimento, com o Estrela Football Clube, ao Sporting Club da Covilhã em 1923, 8a filial do Sporting Club de Portugal.

 

É claro que a efervesciencia e as imensas festas na colectividade do ano 1923 marcaram definitivamente o espirito do menino que era o José Pedro.

" Nos arredores - Tortosendo, Fundão e Guarda - também algumas colectividades viviam os primeiros momentos de entusiasmo e procuravam encontrar-se com a Covilhã, na tentativa de medir forças e procurar as primeiras glórias. O ambiente ainda se apresentava cheio de incertezas em relação ao futuro, uma vez que poucos jogos de futebol se realizavam. Quando eles tinham lugar era um autêntico dia de festa, ouvindo-se com frequência, de boca em boca : Hoje há bola ! " *

* João de Jesus Nunes

genealogia

Início  |  > Capitulo 1  |  Capitulo 2  |  Capitulo 3  |  Capitulo 4  |  Capitulo 5  |  Ligações e contacto

mail

Copyright © 2006-2016 / Frédéric De Sousa