São Miguel do Pinheiro situa-se junto a ribeira de carreiras um afluente do Guadiana e reune cerca de 30 localidades.
Meus antepassados na freguesia No meio do século XVIII, um homen originario de São Miguel do Pinheiro subiu até Salvada (freguesia do concelho de Beja) onde se casou : chamava-se Jozé Martins Leal (n° Sosa 294). Ao menos três gerações (ele, seus pais e seus avos) eram de São Miguel do Pinheiro mesmo e das localidades de Penedes e Alcaria Longa.
História As origens do seu povoamento devem remontar a época da ocupação muçulmana, a avaliar pelos vestígios arqueológicos encontrados entre a sede de freguesia e o lugar de Alcaria Longa. Introduzidos em Portugal por volta do século XIII os moinhos desempenharam, até meados da centúria passada, um importante papel económica e social nas comunidades para os quais trabalhavam. Quer nos rios e ribeiras, quer no alto dos montes os moinhos do concelho de Mértola são uma marca da civilização e um símbolo da presença humana nos locais mais variados. Laborando em épocas do ano distintas os moinhos de vento, como este de S. Miguel, eram vitais quando os caudais do Guadiana e das varias ribeiras desciam, impedindo que a força das aguas fizesse rodar as mós e transformar o grão em cereal. Quando o vento sopra o moleiro coloca as velas e o zunido produzido por estas invade a aldeia de S. Miguel do Pinheiro. Símbolo da Freguesia, o moinho de S. Miguel esta na origem de um dos produtos tradicionais mais apreciados, como é o pão de trigo.
Em 1758, os lugares da freguesia eram : Alcaria do Gato, Alcaria Longa, Aldeia do Pinheiro, Barranco, Castanhos, Chadas, Chanoca, Corredoura, Diogo Martins, Dois Gois, Espargosa, Fontes, Lobato, Malhões, Manuel Galo, Marreiros, Milhano, Monte Agudo, Monte da Corcha, Monte do Neves, Monte Novo, Monte Velho, Montinho, Murteira, Negracho, Penedos, Pereiras, Piliteira Ronção, Santa Ana, Serranos, Touril, Vaqueiro.
Hoje, as localidades são : Alcaria Longa, Castanhos, Chanoca, Corcha, Corredoura, Diogo Martins, Espragosa, Fontes, Gato, Góis, Góis Gordo, Lobato, Malhões, Manuel Galo, Milhalvo, Monte Agudo, Monte Novo, Monte Novo de Marreiros, Monte Velho, Montes Santana, Murteira, Negracho, Neves, Peiteira, Penedos, Pereiras, Roncão, São Miguel do Pinheiro, Serranos, Touril.
Mapas
Fontes
Junta de freguesia de São Miguel do Pinheiro Mapas de www.freguesias.pt As memorias paroquiais de 1758 do concelho de Mértola - Joaquim Ferreira Boiça e Maria de Fatima Rombouts Barros * Inquérito nacional "CENSOS" 2001 ** População de mais de 7 anos
Links Jornal Rotas e destinos
|