Distrito de Coimbra |
Os distritos constituem uma divisão administrativa de Portugal Continental. Foram criados em 1835. O distrito de Coimbra está localizado na Região da Beira Litoral e apresenta, aproximadamente, a configuração de um rectângulo, numa área de 3.974,9 km², distribuída por 17 concelhos. Coimbra é um distrito de contrastes onde a vizinhança do mar e a zona montanhosa cria grandes diferenças de clima, havendo zonas de clima temperado, muito próximo do clima mediterrâneo, e zonas muito frias, no interior, onde é frequente a precipitação de neve. O distrito é atravessado pelo rio Mondego, o maior rio que nasce em Portugal, que em muito condiciona a vida de todo o distrito, tanto no aspecto económico quer no aspecto social.
Para lá de Figueira da Foz, agradável lugar de férias, de Montemor-o-Velho e seu estimado castelo, a campanha de pesquisas 2011 deu-me a oportunidade de visitar o concelho de Oliveira do Hospital e descobrir as freguesias onde viveram meus antepassados.
|
I. Síntese
Presença no distrito : da 12da até a 3ra geração (meu avô paterno)
Epoca coberta : meio do século XVII até ao meio do século XX.
As pesquisas dos antepassados do distrito são as mais avançadas e vão ainda proseguir-se porque os arquivos paroquiais do distrito de Coimbra estão bem disponiveis on-line.
II. História
Meus antepassados do ramo paterno proveem dos concelhos de Oliveira do Hospital e Tábua. Esses concelhos são os mais meridionais da Beira Alta. "É uma região de relevo discreto, com muito cascalho seco, povoações pequeninas e poucas". Meu avô paterno - Alberto de Sousa - foi o último a viver no distrito. Adulto, foi trabalhar na Covilhã onde casou.
III. Mapa dos concelhos