|
O concelho é constituído por 21 freguesias, pelas vilas de Avô, Lagares da Beira e Seixo da Beira e pela cidade de Oliveira do Hospital. Tem hoje uma area de 234,55 km² e uma densidade populacional de 95 habitantes por km². O concelho encontra-se localizado no extremo Norte do distrito de Coimbra, confinando a Norte com o concelho de Seia, a Sul com o de Arganil, a Este com a Serra da Estrela e a Leste com o rio Mondego. Este rio separa o concelho do distrito de Viseu e a par com o rio Alva constitui o principal recurso hidrográfico do concelho.
A existência de um monumento megalítico no "Pinheiro des Abraços", embora já dentro do limite da freguesia da Bobadela, assegura-nos que a região de Oliveira do Hospital era já habitada na pré-historia, entre 5000 a 2000 anos antes de Cristo.
A actual sede de concelho nasce na época da 2ª cruzada, quando em São João de Jerusalém, na Terra Santa, é fundado um Hospital que irá receber os peregrinos doentes, estropiados e vítimas de ataques e assaltos, em tão longa caminhada que os levaria junto do Santo Sepulcro. Foi pois, no ano de 1120, que a Rainha Dª. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, fez a doação desta vila aos cavaleiros da referida Ordem. Tratava-se inicialmente de uma herdade entre Bobadela e Oliveira do Hospital, depois acrescentada em doações particulares e alargada nos seus domínios.
O primitivo nome da povoação havia sido Ulvária, que significa terreno alagadiço, onde há ulvas. De Ulvária terá derivado para Ulveira e daqui, por analogia e deturpação, para Oliveira. O nome «do Hospital» resulta exactamente da atribuição de uma Comenda à Ordem dos Monges de S. João de Jerusalém, Ordem dos Hospitalários, também conhecida por Ordem de Malta. Supõe-se mesmo que era exactamente em Oliveira do Hospital que a Ordem de Malta tinha a sua sede ou convento principal em edifício implantado no local onde actualmente se encontra o edifício dos Paços do Município e a Igreja Matriz.
Quando D. João III mandou fazer o Cadastro da População do Reino existiam na área do actual Concelho de Oliveira do Hospital, além desta, mais as seguintes Vilas ou Concelhos : Avô, Bobadela, Ervedal, Lagares, Lageosa, Lagos, Lourosa, Nogueira, Penalva de Riba d’Alva, S. Sebastião de Riba d’Alva, Seixo e Vila Pouca da Beira.
Oliveira do Hospital, por ser comendária, uma das mais rendosas da Ordem de Malta, gozou de grandes privilégios e fez carta de foral aos seus moradores. E em 27 de Fevereiro de 1514, D. Manuel I concedeu-lhe foral novo.
Meus antepassados no concelho Meu avô paterno era desse concelho ; passou ao Este através a Serra da Estrela até Covilhã onde casou-se e teve três filhos, deixando para sempre as raizes oliverenses. Minhas pesquisas genealógicas ja forneceram uma dezena de gerações no concelho.
Mapa das freguesias do concelho
Fontes Wikipedia : com um historical publicado em 1934 na publicação semanal "Voz de Oliveira" Município de Oliveira do Hospital : resenha histórica do concelho
Enquadramento histórico et toponímia : livro de Francisco Correia das Neves, Edição do Município de Oliveira do Hospital Pequenos mapas : www.freguesias.pt
* Inquérito nacional "CENSOS" 2001 ** Certamente, a povoação da freguesia
|