Meus antepassados na freguesia Até agora, minhas pesquisas permitem de localizar poucos antepassados na freguesia de Lagares da Beira. Só, Jozé da Costa (n° Sosa 38) e seu pai foram baptisados em Lagares da Beira, na primeira parte do século XIX.
História Na freguesia foram encontrados vestígios de sepulturas antropomórficas, nomeadamente na Quinta do Ribeiro do Mouro e na Raposeira. Da presença romana na península existem também alguns vestígios, como seja uma calçada romana, da qual se conserva ainda uma parte em bom estado e que, segundo estudos científicos, ligava Viseu à "splendissimae civitati" de Bobadela, passando por Travanca de Lagos.
Lagares da Beira teve estatuto municipal, conferido pela sua primeira carta de foral que D. Manuel I concedeu em 15 de Maio de 1514. O concelho foi extinto por decreto de 6 de Novembro de 1836.
Mapas
Registos paroquiais de Lagares da Beira
Fontes Bombeiros voluntarios de Lagares da Beira : historial da vila Município de Oliveira do Hospital : freguesia de Lagares da Beira Site turistico de Oliveira do Hospital Arquivo da Universidade de Coimbra : fundos da freguesia de Lagares da Beira Mapas de www.freguesias.pt
* Inquérito nacional "CENSOS" 2001
|