A freguesia de Penalva de Alva está situada num vale, na margem direita do rio Alva, afluente do rio Mondego, a cerca de três quilómetros da sede do concelho de Oliveira do Hospital.
Meus antepassados na freguesia Até agora, minhas pesquisas permitem de localizar meus antepassados na freguesia de Penalva de Alva na primeira parte do século XIX. Antonia Maria (n° Sosa 79), 7ma geração, foi baptizada em 1800. O ultimo evento data do ano 1854 : o casamento de sua filha Maria da Conceição (n° Sosa 39), originária da freguesia. Dois anos depois, dava nascimento a uma menina na freguesia de São Paio de Gramaços, deixando definitivamente Penalva de Alva.
História Penalva de Alva é uma povoação muito antiga ; foi sede de concelho antes de 1140, recebendo a 1ª carta de foral atribuida por D. Afonso Henriques, quando ainda era infante.
A história que se tornou uma lenda, que passa através de gerações de penalvenses, diz que D. Afonso Henriques nas suas conquistas aos mouros passou por Penalva de Alva tendo mesmo assentado arraiais durante cerca de 3 meses e meio. Os seus soldados usaram o caminho da Moenda (antiga estrada que ligava a Sandomil) por onde partiram na direcção das montanhas da Serra da Estrela onde mais dificilmente poderiam ser surpreendidos pelo inimigo.
O rei D. Manuel I atribui-lhe foral novo com a designação de Penalva de S. Gião em 14 de Abril de 1516 (veja fonte 1 abaixo), ou seja em 12/09/1514 (Livro de Forais Novos da Beira, fls 41, col, II), e foi comenda da Ordem de Cristo (veja fonte 2 abaixo).
Consta-se que por volta do século XVI, frequentavam a igreja de Penalva de Riba de Alva, como era conhecida na altura, "... mais ou menos sincoenta fregueses...".
O concelho de Penalva de Alva foi suprimido pela reforma administrativa de 31 de Dezembro de 1853 mediante a incorporação de todas as suas freguesias no concelho de Sandomil. As Freguesias de Alvoco das Várzeas e São Sebastião da Feira ficaram igualmente pertença de Sandomil. Uma lei de Outubro de 1855 veio por fim ao Concelho de Sandomil que ficou dividido entre os Concelhos de Seia e Oliveira do Hospital. Já como freguesia, Penalva de Alva transferiu-se para o concelho de Oliveira do Hospital em 24 de Outubro de 1855.
Faze parte da freguesia até aos dias de hoje as seguintes povoações : Caldas de S. Paulo, Carvalha, Formarigo, Merujais, Moita, S. António do Alva, as quintas do Carizeu, Figueiró, Forno, Mosteiro e S. Pedro, de entre outras que, neste momento, não se encontram permanentemente habitadas.
Mapas
Fontes Geocities : Penalva de Alva, terra de gente simples é um excelente site com muitas informações sobre a história da freguesia O site concebido por Luis P.Martins não é oficial mas merece a visita tanto por o seu rico contundo que por sua apresentação profissional Município de Oliveira do Hospital : freguesia de Penalva de Alva Junta de freguesia de Sandomil Sou podemos lamentar que o site oficial da junta da freguesia de Penalva de Alva não funcione. Arquivo da Universidade de Coimbra : fundos da freguesia de Penalva da Alva Mapas de www.freguesias.pt * Inquérito nacional "CENSOS" 2001
Registos paroquiais de Penalva de Alva
|