Sito na confluência da Serra da Estrela e da Serra do Açor, São Gião faz ainda parte do Parque Natural da Serra da Estrela. Encontra-se na fronteira Este do distrito de Coimbra (com o distrito da Guarda), pertencendo desta forma à região das Beiras (de uma forma específica pertence à Beira Litoral bem como à Beira Interior).
Meus antepassados na freguesia Antonio Marques da Silva (n° Sosa 148) e sua esposa Maria Mendès Monteira eram originarios de São Gião. Mas seu filho ja nasceu na freguesia proxima de São Paio de Gramaços.
História São Gião era filial de Penalva de Alva, cujo vigário apresentava o cura, devendo ser antiga a sua separação, pois que possui registo paroquial desde 1562, anterior ao que existe de Penalva. Em virtude de rivalidades locais, levantou-se no Séc. XVI grande questão sobre a câmara da vila de Penalva de Alva a que pertencia e os paroquianos de S. Gião, que se não queriam sujeitar a tomar parte em certas procissões. Obtiveram a primeira sentença a seu favor, a 13 de Fevereiro de 1584, bem como a final de 1586. Desta rivalidade originou-se o cuidado em terem igreja mais aparatosa e mais alfaias.
Em 1840 encontramos a freguesia de S. Gião no concelho de Sandomil, onde permaneceu até à sua extinção, em 1855, passando para o concelho de Seia e, finalmente, em 1898, para o de Oliveira do Hospital.
São Gião é um hagiotopónimo derivado de São Julião, proveniente do seu padroeiro, com o tempo alterado para Santulhão dando origem ao nome actual.
Mapas
Fontes Município de Oliveira do Hospital : freguesia de São Gião Mapas de www.freguesias.pt * Inquérito nacional "CENSOS" 2001
|