freguesia

Trindade

Voltar ao distrito   |   Voltar ao concelho   |   Quintos   |   Salvada   |   > Trindade

 

Situação

 

Distrito :

Beja

Concelho :

Beja

Area :

aprox. 99 km²

 

Povoação

Gentilico :

?

2001

Habitantes :

345 *

Densidade :

3,5 hab./km²

 

A meio caminho entre Castro Verde e Beja, a freguesia da Trindade oferece a tranquilidade das povoações do Alentejo, com a sua igreja branca e suas raras e longas ruas, sempre beijadas de pequenas casas. A entrada da localidade, pode-se ver uma antiga porta de herdade./p>

 

Meus antepassados na freguesia

Por enquanto, só um dos meus antepassados seria originario da Trindade ao início do século XVIII : o assento de baptismo de António Martins (n° Sosa 146) indica que sua avô materna Tereza de Jezus era natural de Trindade.

 

Tradição

A freguesia de Trindade é conhecida porque pérpetua uma tradição de Natal muito viva no Alentejo : representar os chamados "presépios vivos".

A iniciativa partiu dos próprios fiéis e mesmo as gentes que há muito saíram da aldeia para ganharem a vida acabam por se deslocar propositadamente nesta altura para participar dos ensaios. "É um acontecimento central na celebração do Natal e vai toda a gente da freguesia e mesmo dos arredores", explica o Padre António Moreira.

 

O Natal é a única celebração do calendário litúrgico que contempla três eucaristias: a da noite, a da aurora e a do dia. Segundo São Gregório Magno a missa da noite comemora o nascimento temporal de Jesus ; a da aurora celebra o nascimento de Jesus no coração dos fiéis ; a missa do dia evoca o nascimento do Verbo no seio do Pai ou "a última vinda de Jesus". Celebrada à meia-noite, a missa do galo, "in galli cantu ", passou a ser a primeira da sequência litúrgica. Seguia-se-lhe a da "aurora" ou missa de alva (introduzida no século VI) e a missa própria do dia, ou da festa, que no século IV fora a primitiva celebração da festa religiosa do Natal.

 

Actualmente só se celebra no dia 25 a missa de manhã e a do meio dia. A chamada missa do galo decaiu muito sendo quase celebrada apenas em grandes Catedrais.

O que se faz em várias localidades alentejanas é contar a história toda do nascimento, mas em verso. Os autos de Natal inserem-se na tradição do teatro popular e representavam-se primariamente ao ar livre, na noite de Natal, das 21h às 06h00. Hoje o auto de Natal continua a demorar horas, mas já é feito no salão paroquial. A Missa do Galo continua, ainda assim, a ser a principal protagonista da noite cristã no Alentejo.

 

Fotos

Clique nas fotos para ampliar.

 

foto1 foto2 foto3

 

Mapas

 

Distrito

Concelho

Freguesia

Portugal

Distrito de Beja

Concelho de Beja

 

Fontes

bullet   Wikipedia

bullet   Mapas de www.freguesias.pt e brasão da camara de Beja

bullet   Agência.Ecclesia (notíças da Igreja Católica de Portugal) e Razão Crítica

 *    Inquérito nacional "CENSOS" 2001

 

Voltar ao distrito   |   Voltar ao concelho   |   Quintos   |   Salvada   |   > Trindade

  

mail

Copyright © 2009-2016 / Frédéric De Sousa