A meio caminho entre Castro Verde e Beja, a freguesia da Trindade oferece a tranquilidade das povoações do Alentejo, com a sua igreja branca e suas raras e longas ruas, sempre beijadas de pequenas casas. A entrada da localidade, pode-se ver uma antiga porta de herdade./p>
Meus antepassados na freguesia Por enquanto, só um dos meus antepassados seria originario da Trindade ao início do século XVIII : o assento de baptismo de António Martins (n° Sosa 146) indica que sua avô materna Tereza de Jezus era natural de Trindade.
Tradição A freguesia de Trindade é conhecida porque pérpetua uma tradição de Natal muito viva no Alentejo : representar os chamados "presépios vivos". A iniciativa partiu dos próprios fiéis e mesmo as gentes que há muito saíram da aldeia para ganharem a vida acabam por se deslocar propositadamente nesta altura para participar dos ensaios. "É um acontecimento central na celebração do Natal e vai toda a gente da freguesia e mesmo dos arredores", explica o Padre António Moreira.
O Natal é a única celebração do calendário litúrgico que contempla três eucaristias: a da noite, a da aurora e a do dia. Segundo São Gregório Magno a missa da noite comemora o nascimento temporal de Jesus ; a da aurora celebra o nascimento de Jesus no coração dos fiéis ; a missa do dia evoca o nascimento do Verbo no seio do Pai ou "a última vinda de Jesus". Celebrada à meia-noite, a missa do galo, "in galli cantu ", passou a ser a primeira da sequência litúrgica. Seguia-se-lhe a da "aurora" ou missa de alva (introduzida no século VI) e a missa própria do dia, ou da festa, que no século IV fora a primitiva celebração da festa religiosa do Natal.
Actualmente só se celebra no dia 25 a missa de manhã e a do meio dia. A chamada missa do galo decaiu muito sendo quase celebrada apenas em grandes Catedrais. O que se faz em várias localidades alentejanas é contar a história toda do nascimento, mas em verso. Os autos de Natal inserem-se na tradição do teatro popular e representavam-se primariamente ao ar livre, na noite de Natal, das 21h às 06h00. Hoje o auto de Natal continua a demorar horas, mas já é feito no salão paroquial. A Missa do Galo continua, ainda assim, a ser a principal protagonista da noite cristã no Alentejo.
Fotos Clique nas fotos para ampliar.
Mapas
Fontes Mapas de www.freguesias.pt e brasão da camara de Beja Agência.Ecclesia (notíças da Igreja Católica de Portugal) e Razão Crítica * Inquérito nacional "CENSOS" 2001
|