freguesia

Salvada

Voltar ao distrito   |   Voltar ao concelho   |   Quintos   |   > Salvada   |   Trindade

 

Situação

 

Distrito :

Beja

Concelho :

Beja

Area :

aprox. 59 km²

 

Povoação

Gentilico :

?

2009

Habitantes :

1 450

Densidade :

24 hab./km²

2001

Habitantes :

1 245 *

Densidade :

21 hab./km²

 

A 11 km de Beja, Salvada é uma freguesia rural escondida num vale que deu nascimento a sua lenda.

 

Meus antepassados na freguesia

Com Manoel Francisco dos Reis (n° Sosa 36), um novo ramo se acrecenta no Alentejo e precisamente na freguesia de Salvada. Sua mãe Francisca Barbara (n° Sosa 73) e algums antepassados até (por enquanto) 1700 eram de Salvada.

 

Lenda

Certo dia os Mouros planearam um ataque à cidade de Beja mas os cristãos conseguiram descobrir as suas estratégias e prepararam um truque. A estratégia do cristãos foi conhecer umas ervas que cresciam grandes e selvagens e que quando queimadas deitavam fumo que fazia adormecer um homem rapidamente e por muito tempo. As ervas foram queimadas à saída da cidade, o vento levou o fumo e os árabes adormeceram. E foi com essas ervas que os cristãos venceram aos mouros, mataram alguns e os sobreviventes fugiram. Os Mouros sobreviventes descontentes com a derrota, foram destruindo tudo por onde passavam ; só não foi destruída a aldeia da Salvada porque a aldeia fica numa cova e os mouros não a viram. É por isso que a nossa aldeia se chama Salvada.

 

Mais história

O desmembramento de parte da freguesia de Salvada criou em 1901 uma das mais recentes freguesias do concelho : a freguesia de Cabeça Gorda. É que, em meados do século XVIII, Cabeça Gorda, apesar ser apenas um lugar de Salvada, tinha mais habitantes que a sede de freguesia e uma maior extensão. No Dicionário Geográfico de 1757 é mencionada a actual freguesia de Cabeça Gorda como um lugar anexo de Salvada. Cabeça Gorda tinha nessa altura setenta e quatro fogos, mais ainda do que os de Salvada, que eram em número de habitantes, seguindo os cálculos usualmente feitos para estas matérias, cerca de duzentos.

 

Cabeça Gorda, Salvada e as outras freguesias do concelho parecem ter beneficiado da reconstrução de Beja, encetada por D. Afonso III em meados do século XIII. Sabe-se que, por volta do século XV, o território pertencia ao Infante D. Fernando, Duque de Beja, um título criado por D. Afonso IV para o seu irmão. Pertencia-lhe, por via da posse daquele título, Beja e todo o seu termo.

 

Se os árabes passaram por essas aldeias, e é certo que passaram, a sua presença não foi muito significativa. A própria toponímia demonstra a inexistência de nomes árabes.

De épocas anteriores, ou seja, dos romanos, uma antiga fortaleza se encontra na região de Salvada, e um posto da estrada militar que de Beja se dirigia para Serpa.

 

Fotos

Clique nas fotos para ampliar.

 

foto1 foto2

 

Mapas

 

Distrito

Concelho

Freguesia

Portugal

Distrito de Beja

Concelho de Beja

 

Fontes

bullet   Wikipedia

bullet   Camara de Beja

bullet   Mapas e população recente de freguesias.pt

bullet   Associação de jovens de Cabeça Gorda

 *    Inquérito nacional "CENSOS" 2001

 

Voltar ao distrito   |   Voltar ao concelho   |   Quintos   |   > Salvada   |   Trindade

  

mail

Copyright © 2008-2016 / Frédéric De Sousa